10º Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia – SEFE 10 e 4ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia

Dados do Trabalho


Título

Atrito em Fundações Profundas - Aplicação de Metodologia de separação das parcelas de carga em obra comercial de Recife

Palavras-chave

Prova de Carga Estática, Atrito, Parcelas de Carga, Estacas Hélice, Obra Especial

Resumo (no máximo 200 palavras)

Um desafio da engenharia de fundações consiste em separar as parcelas de atrito e ponta a partir de provas de carga estáticas (PCE). Com a finalidade de analisar os resultados de uma obra comercial, em Recife, de grande magnitude com mais de 4.000 estacas hélice contínua (400, 500 e 600 mm), e 40 PCEs, o presente artigo aplica a metodologia de Oliveira et al (2018), onde é possível se obter a parcela de atrito a partir do resultado do ensaio convencional de PCE com medições de deslocamentos do sistema de reação. Para tanto são encontrados os valores da relação carga da tração/carga da compressão (chamado de λ). Para o presente estudo de caso foi encontrado um λ médio de 0,58 (valor dentro da faixa esperada, que varia entre 0,55 a 1,00) com valores médios de atrito e ponta de, 1.589 kN e 1.237 kN, representando na carga total 56 % e 44%, respectivamente. O recalque para o início da mobilização da parcela de ponta da amostra é de 0,59 mm (1,1% do diâmetro da estaca), dentro dos parâmetros da literatura que sugere que essa mobilização seja entre 1% e 2%, esse valor também representa 33% do recalque médio total

Palavras Chave

Atrito; Estacas Hélice; Obra Especial; Parcelas de Carga; Prova de Carga Estática

Arquivos

Área

Fundação de portos, pontes e obras especiais

Autores

Gustavo Henrique Santos Souza, Pedro Eugenio Silva Oliveira, Alexandre Duarte Gusmão, Gilmar Brito Maia