Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO COMPORTAMENTAL ABRANGENTE POR VIDEOCONFERENCIA DE UMA CRIANÇA COM AUTISMO: BENEFICIOS E LIMITAÇOES
Resumo
Estudos apontam a eficácia de treinos realizados por videoconferência para implementação de procedimentos baseados em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Porém, não há estudos que mencionem a utilização da mesma tecnologia para a realização de avaliações de repertório de indivíduos. Com a suspensão de atendimentos presenciais pela necessidade do distanciamento físico, foi realizada a avaliação inicial via videoconferência em uma criança de três anos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O procedimento consistiu em: 1) Entrevista inicial com a cuidadora; 2) Entrega prévia de lista dos materiais necessários para avaliação; 3) Descrição das habilidades a serem avaliadas e o arranjo do ambiente necessário para avaliá-las; 4) Realização de duas sessões de observação, com duração de 60 minutos cada; 5) Envio de questionário de avaliação indireta a ser preenchido pelos pais acerca de problemas de comportamento. Foi possível fazer a observação de déficits e habilidades da criança nas categorias de comportamento: mando, tato, habilidades de ouvinte, brincar funcional, imitação, vocal, intraverbal, leitura, matemática, escrita e estrutura linguística. Não foi possível avaliar habilidades sociais e de grupo e rotina de sala de aula. Conclui-se que: 1) a avaliação online foi possível para avaliação de repertórios mais básicos de comportamento, como os descritos nos níveis 1 e 2 do Verbal Behavior Milestones Placement Program (VB-MAPP); 2) questionários de avaliação indireta e relatos dos cuidadores são uma fonte de dados importante para a complementação da avaliação online; 3) essa alternativa é recomendada para indivíduos que necessitem iniciar mais prontamente a intervenção e/ou cujos responsáveis concordem que a avaliação deverá ser complementada de forma presencial quando possível. Algumas limitações foram: problemas de conexão; ocasional resolução de baixa qualidade do vídeo; baixa frequência de comportamentos colaborativos por parte da criança.
Palavras Chave
Avaliação online, autismo, distanciamento físico, videoconferência
Minicurrículo do proponente
Possui graduação em psicologia e título de mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela UFPA, conduzindo pesquisas sobre comportamentos característicos de TDAH em crianças respiradoras bucais. Marília realiza acompanhamento de pessoas com TEA há 6 anos, com foco em desenvolvimento global por meio de intervenções clínicas, domiciliares e em contexto escolar. É sócia e diretora da clínica TEDI – Terapias Especializadas em Desenvolvimento Infantil, em Macapá (AP), atuando como supervisora de intervenções a pessoas com atraso de desenvolvimento e supervisão de outros profissionais da área.
População envolvida
Desenvolvimento atípico
Perfil do público alvo
Avançado
Área
Transtorno do Espectro do Autismo
Categoria
Prestação de Serviço
Instituições
Terapias Especializadas em Desenvolvimento Infantil - TEDI - Amapá - Brasil
Autores
MARÍLIA FONTES DE CASTELO BRANCO, ORIANA COMESANHA E SILVA