Dados do Trabalho
Título
COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MODELOS MATEMÁTICOS DA TAXA DE DESCONTO EM CONTEXTO DE PROBABILIDADE
Resumo
A taxa de desconto é o valor subjetivo de montante em função do tempo ou probabilidade. Propondo analisar dois diferentes modelos matemáticos para descrever comportamentos de escolha e autocontrole,e a fim retratar com maior precisão a taxa de desconto destes, foram coletados dados por meio de um aplicativo web com 33 participantes universitários de ambos os sexos, com média de 22 anos, utilizando o procedimento de lista de escolhas sucessivas. A primeiro modelo com função hipérbole, e o segundo modelo, com função potência. A lista de escolhas compôs-se de uma tabela com duas colunas. A primeira coluna apresenta um montante fixo de 1000 reais com probabilidades apresentadas em porcentagem. Já a segunda coluna, apresentava o montante variável de 900 a 0 reais com a probabilidade fixa de 100%. Cada participante respondeu cinco conjuntos de listas, com a probabilidade da primeira coluna de 90%, 70%, 50%, 30% e 10%. Os dados coletados tiveram como resultado as medianas: R$125,00; R$275,00; R$475,00; R$475,00; R$675 conforme o aumento das probabilidades. Analisando os dados com a função hipérbole, apenas 15 dos participantes demonstram um ajuste significativo (r² > 0,66), demonstrando assim, uma falha na função hipérbole para representar esta amostra. Entretanto, quando os mesmos dados analisados pela função potência, 29 dos participantes apresentaram r² > 0,66, o que aponta esta função como mais adequada para descrever estes dados. Além disso, quando analisado com a função potência, 12 participantes apresentaram valores de r² acima de 0,90. Os dados corroboram outras pesquisas com melhor ajuste da função potência em escolhas com probabilidade, compatível com o modelo hiperbólico com o expoente.
Palavras Chave
comportamento de escolha; taxa de desconto; modelo matemático; modelo hiperbólico; modelo potência;
Minicurrículo do proponente
Aluno do quinto período de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
População envolvida
A coleta de dados foi realizada com adolescentes e adultos.
Perfil do público alvo
Intermediário, dirigido a compreensão dos modelos matemáticos que melhor se adequam.
Área
Processos Comportamentais Básicos
Categoria
Pesquisa Básica
Autores
Gustavo Guimarães de Castro Braz, Cristiano Coelho, Rochelle Alberti