XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Dados do Trabalho


Título

COMPREENSAO ANALITICO COMPORTAMENTAL DO CONSUMO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL

Resumo

O comportamento de consumir é resultado das interações que ocorrem ao longo da vida dos indivíduos. Tais comportamentos implicam diretamente sobre a qualidade de vida da população, em especial sobre controle dos gastos, e o acesso a bens e serviços. Frente a isso, torna-se pertinente compreender de que forma as mudanças ambientais controlam este tipo de comportamento. Nesse sentido, observa-se que eventos de grande impacto, tais como a pandemia de Covid-19, modificam o comportamento cultural impactando o consumo de bens e serviços. O objetivo do presente estudo é compreender quais são as práticas culturais selecionadas a partir da pandemia de Covid-19 que estão ligadas ao comportamento de consumir da população brasileira. Para atender esses objetivos, realizou-se uma revisão narrativa da literatura, considerando-se relações funcionais e de custo de resposta, associada a dados qualitativos de consumo no Brasil. O isolamento social, promovido como medida de controle frente a pandemia de Covid-19 impactou a forma como as pessoas e corporações se comportam e, portanto, como se relacionam e seus hábitos de consumo, como, por exemplo a aceleração de processos de digitalização para empresas e clientes. Em resposta a tais mudanças, algumas lojas virtuais chegaram a registrar crescimento superior a 180% em compras de alimentos, bebidas, beleza e saúde, bem como aumento considerável na realização de pagamentos por meios digitais. Essa alteração relaciona-se, também, ao custo de resposta do comportamento online, onde o consumidor passa a empreender menor do esforço físico necessário para emissão da compra para a obtenção do reforçamento, em relação ao consumo convencional. Nesse cenário, discutir que ocorrerá a manutenção dos comportamentos de consumo contingenciados pelo contexto da quarentena torna-se pertinente tanto para do ponto de vista das empresas quanto dos consumidores.

Palavras chave

consumo; comportamento de consumo; análise do comportamento; pandemia; Covid-19.

Minicurrículo do proponente

Bacharel em Administração (UFPel), Bacharel em Letras (UFPel), Bacharel em Psicologia (UFPel). Especialista em Gestão de Pessoas (UCPEL). Mestre em Educação e Tecnologia (IF Sul-rio-grandense). Doutoranda em Administração (UNISINOS). Pesquisadora no Laboratório de Ciências do Comportamento.

Perfil do público alvo

Estudantes e Profissionais da Psicologia e áreas afins.

População envolvida

Não se aplica.

Área

Cultura

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

ERICA PEREIRA MARTINS PAGANI, ANA PRISCILA VASCONCELLOS, JAÍNE CORREA PEREIRA, LUANA SOARES COELHO, LUCAS GONÇALVES DE OLIVEIRA, CID PINHEIRO FARIAS, JANDILSON AVELINO SILVA