XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DE PROGRAMA DE CONTINGENCIAS PARA DESENVOLVER ASSERTIVIDADE EM ADOLESCENTES NA SOCIOEDUCAÇAO

Resumo

O comportamento assertivo é definido como um repertório autodescritivo eficaz em situações que o indivíduo vive, aumentando ganhos e diminuindo perdas. Adolescentes em conflito com a lei cometeram contravenção penal com idade entre 12 e 18 anos incompletos. Como responsabilização, estão previstas no ECA medidas socioeducativas, entre elas internação em estabelecimento educacional. Esses adolescentes usualmente apresentam dificuldades na manutenção de relacionamentos interpessoais significativos. O desenvolvimento de comportamentos que compõem habilidades sociais, como o comportamento assertivo, favorece o acesso a reforçadores e atua como fator protetivo para a não reincidência da prática infracional. Foi objetivo avaliar um programa de contingências para desenvolver comportamento assertivo com adolescentes durante cumprimento de medida socioeducativa de internação. Participaram 14 adolescentes do sexo masculino separados em dois grupos. Foram realizados 10 encontros com objetivo de desenvolver 19 comportamentos constituintes da classe geral de comportamentos denominada comportamento assertivo. O delineamento foi misto. Medidas de linha de base, atividades e avaliações foram realizadas com os adolescentes dos dois grupos, sendo que no grupo experimental as atividades tiveram relação com o comportamentos-objetivo, que consiste em objetivos de ensino relacionados ao comportamento assertivo, e no grupo comparação, não. A maioria dos adolescentes do grupo experimental aumentou o repertório relativo à identificação e expressão de emoções como raiva e solicitação de mudança de comportamento. Alguns adolescentes do grupo comparação também aumentaram o repertório, o que pode ser justificado pelo efeito de feedbacks fornecidos durante as atividades, que acabaram por constituir dicas do que era preciso alterar nas situações propostas, e por meio de modelação. Os resultados demonstram a eficiência do programa para o desenvolvimento de comportamento assertivo no público alvo.

Palavras chave

Programação de Contingências para desenvolvimento de comportamentos; Avaliação de programa de ensino; Comportamento assertivo; adolescentes em conflito com a lei.

Minicurrículo do proponente

Renata Teixeira Parapinski: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Positivo (2019). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua como Assistente de Business Intelligence na Comportamento Psicologia do Trabalho. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescentes em conflito com a lei, Programação de Contingências para Desenvolvimento de Comportamento e Análise do Comportamento.

Andrey Santos Souza: Graduaçao em Psicologia na Universidade Positivo (UP). Foi Bolsista da Fundação Araucária com projeto ativo no Programa de Iniciação Científica ciclo 2018-2019 da Universidade Positivo. Atuou como monitor da disciplina de Análise do Comportamento I do Curso de Psicologia da Universidade Positivo desde 2017. Participou do Projeto de Extensão em Triagem do Centro de Psicologia da Universidade Positivo e atualmente participa do Projeto de Extensão Guiar, realizando intervenções em grupos com adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa no Estado do Paraná. Tem realizado pesquisas sobre Ressurgência Comportamental, Orientação a Pais e Programação de Ensino. Iniciou o Curso de graduação de Tecnologia em Produção Multimídia pela FAE

Fernanda Bordignon Luiz: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Mestre em Psicologia na área de organizações, trabalho e aprendizagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atuou como coordenadora regional de projeto social de formação profissional básica de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Estado do Paraná. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e docente do curso de Psicologia da Universidade Positivo, onde coordena o projeto Guiar: grupo de estudos e intervenção com adolescentes em conflito com a lei. Tem experiência em programação de contingências para desenvolvimento de comportamentos, Análise do Comportamento em organizações e adolescentes em conflito com a lei.

Gabriel Gomes de Luca: É professor adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Psicologia, pela linha de pesquisa Análise do Comportamento em organizações, trabalho e aprendizagem, do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Obteve o título de Mestre em Psicologia em 2008, por essa mesma linha de pesquisa. Formado em Psicologia em 2006, pela UFSC. Profissionalmente, atuou como psicólogo clínico em consultório particular e foi professor do Curso de graduação em Psicologia da Universidade Positivo, da Universidade do Contestado (UnC), da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Tem realizado pesquisas sobre programação de contingências de ensino, análise comportamental de organizações, processos comportamentais complexos, avaliação de desempenho e análise comportamental de sentimentos. Iniciou o Curso de graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Perfil do público alvo

Interesse em programação de contingências para desenvolvimento de comportamento; proposição de comportamentos-objetivo;
avaliação de programa de ensino; adolescentes em conflito com a lei; socioeducação.

População envolvida

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.

Área

Educação

Instituições

Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil, Universidade Positivo - Paraná - Brasil

Autores

ANDREY SANTOS SOUZA, RENATA TEIXEIRA PARAPINSKI, FERNANDA BORDIGNON LUIZ, GABRIEL GOMES DE LUCA