Dados do Trabalho
Título
ATENDIMENTO CLINICO PRESENCIAL A CRIANÇAS COM AUTISMO NA PANDEMIA COVID-19
Resumo
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio caracterizado por déficits na comunicação social, repertório de interesses restritos e comportamentos repetitivos e estereotipados. O atendimento clínico a crianças com autismo é uma modalidade de atendimento reconhecida pela sua eficácia a longo prazo (Stanislaw, Howard and Martin, 2019; Howard et al, 2005). Durante a pandemia da COVID-19, a preocupação de pais e profissionais com a abrupta suspensão dos atendimentos clínicos requereu ações de mitigação dos efeitos da crise, tendo em vista o risco iminente de prejuízos para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. Neste estudo, iremos apresentar um protocolo de segurança para prevenção da contaminação por COVID-19 como alternativa para a retomada de atendimentos presenciais por meio da padronização das ações de proteção. A implementação do protocolo permitiu retomar o atendimento de 6 (seis) crianças de três a seis anos que recebem tratamento em um clínica no interior do Espírito Santo. Um infectologista, uma BCBA-D e uma doutora em psicologia orientaram o desenvolvimento de um protocolo de segurança que inclui o manejo de sala de espera, a implementação de medidas de distanciamento pessoal, a higienização da área de terapia e dos materiais de ensino, o uso obrigatório de EPIs, a comunicação com famílias, colaboradores e supervisores, a testagem para COVID-19 e o uso de uma árvore de tomada de decisão para o isolamento social de clientes e terapeutas. Neste estudo, são apresentados o protocolo de segurança, os passos para o treinamento de profissionais, a realização do processo de consentimento informado e os efeitos positivos da retomada de atendimento para a adesão ao modelo de atendimento pelas famílias e na redução de problemas de comportamento nas crianças após o reinício das atividades terapêuticas.
Palavras Chave
Palavras-chave: Atendimento clínico, Terapia ABA, Autismo, Pandemia COVID-19
Minicurrículo do proponente
¹ Psicóloga CRP 16/6678
² Acadêmica de Psicologia 10° período Faculdade (Multivix)
³ Psicóloga, Board Certified Behavior Analyst Doutoral Designation (BCBA-D). Mylena é doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
4 Psicóloga e especialista em psicopedagogia. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
5 Acadêmica de psicologia 8° período Faculdade (Multivix)
População envolvida
Crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo
Perfil do público alvo
Terapeutas e analistas do comportamento atuando no âmbito do tratamento do autismo
Pesquisadores da area de Análise do Comportameneto Aplicada ao Autismo
Área
Transtorno do Espectro do Autismo
Categoria
Prestação de Serviço
Instituições
Casulo Comportamento e Saúde - Espírito Santo - Brasil
Autores
Luiza de Souza Colonna, Mirieli Vieira Rossman, Mylena Pinto Lima, Meire Andersan Fiorot, Elisa Maria do Carmo