XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Dados do Trabalho


Título

ENSINO DE ANALISE FUNCIONAL: UMA REVISAO PRELIMINAR DE LITERATURA

Resumo

A análise funcional tem um papel central na prática clínica do analista do comportamento. Métodos de ensino desse procedimento deveriam ser uma tarefa prioritária. Objetivou-se revisar a literatura nacional de Análise do Comportamento sobre propostas de desenvolvimento de habilidades relacionadas a análise funcional. Foram revisados 3 periódicos e duas coleções de livros. A busca dos artigos foi realizada por meio de três conjuntos de descritores: (a) análise funcional, avaliação funcional e análise de contingências; (b) treino de pais (cuidadores), habilidades terapêuticas, professores e acompanhante terapêutico; e (c) ensin*, trein*, formação e supervisão. Em uma primeira etapa, foram selecionados os artigos que contivessem uma das palavras do conjunto A ou B no título. Posteriormente, foram selecionados os artigos que tivessem no corpo do texto pelo menos uma palavra do conjunto B e uma palavra do conjunto C. Por fim os textos foram lidos e foram incluídos àqueles que apresentassem propostas de treinamento de habilidades relacionadas com a análise funcional. Após esse procedimento foram analisados 9 artigos. Os materiais foram publicados entre os anos de 2001 e 2019 e é possível observar que as publicações sobre o tema foram esparsas no período. Observou-se um maior número de estudos do tipo relato de experiência e experimentais, com 4 artigos cada. Apenas 2 estudos focaram exclusivamente no ensino de análise funcional, os demais estudos incluíram outras habilidades a serem ensinadas. Os métodos para ensino da análise funcional foram diversos, sendo mais comum o uso de instruções, discussões em grupo e uso de registro como parte do procedimento. Os procedimentos de ensino tiveram sujeitos diversos, sendo mais recorrente o ensino de estudantes e cuidadores. É necessário a realização de mais estudos na área, principalmente, que descrevam claramente os métodos de ensino da análise funcional, repertório fundamental para analistas do comportamento.

Palavras chave

análise funcional; avaliação funcional; treinamento; ensino; formação

Minicurrículo do proponente

Doutorando em Análise do Comportamento na PUC-SP e professor efetivo na UFMS.

Perfil do público alvo

Iniciante.

População envolvida

Não se aplica.

Área

Outros

Categoria

Pesquisa Teórica

Instituições

PUC SP - São Paulo - Brasil, UFMS - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

VINICIUS SANTOS FERREIRA, ANA ALICE REIS PIERETTI