Dados do Trabalho
Título
HABILIDADES DE ESTUDO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) apresenta um caráter mundial, com mais de 8 milhões de infectados e 400 mil mortes, segundo a OMS (junho, 2020). Como uma das ações para prevenir o alastramento rápido do vírus, muitos países suspenderam diversas atividades, entre elas as aulas presenciais. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, em abril deste ano, mais de 1 bilhão de crianças estavam com as aulas suspensas. Como uma das alternativas para lidar com essa situação, em muitas escolas e universidades foi adotado o ensino remoto, inclusive no Brasil, o qual autorizou o ensino no formato on-line para as universidades até o final de 2020. Porém, a transição para esse formato de ensino foi abrupta,não havendo tempo para um planejamento adequado das disciplinas. O que se observou, então, que tantos os professores quanto os alunos apresentam muitas dificuldades com o ensino remoto da forma como está sendo realizada. De acordo com a perspectiva analítico-comportamental, ensinar é organizar contingências que se propicie o aprendizado, a partir desse prisma reorganizar esse arranjo se torna indispensável para que o aprendizado seja promovido. Atualmente educadores e educandos encontram-se frente a um novo contexto que demanda uma variação e seleção de novas práticas educativas e de estudo; seja de elaboração de conteúdos, organização de tempo ou do próprio uso de ferramentas à disposição. O ensino remoto, ensino presencial e a educação a distância são três modalidades diferentes que demandam objetivos comportamentais e de ensino diferentes. O presente trabalho terá como foco as habilidades de estudo dos alunos e tem como objetivo apresentar contribuições da Análise do Comportamento para auxiliar os alunos em seu planejamento de estudos, considerando o cenário de ensino remoto. Considerando isso, serão apresentadas como o aluno pode desenvolver algumas habilidades que possam auxiliar em seu estudo, baseado nos princípios da Análise do Comportamento para educação.
Palavras chave
ensino remoto; habilidades de estudo; covid-19
Minicurrículo do proponente
Doutoranda e mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou período de doutorado-sanduíche na B. F. Skinner Foundation e Harvard University.
Perfil do público alvo
Introdutório
População envolvida
Não se aplica
Área
Educação
Categoria
Formação e Disseminação em Análise do Comportamento
Instituições
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
ANA ALICE REIS PIERETTI, GUILHERME HENRIQUE PINHEIRO