XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Dados do Trabalho


Título

EXPRESSOES FACIAIS PARA UMA CRIANÇA COM AUTISMO: TREINO DE IDENTIFICAÇAO

Resumo

O reconhecimento de expressões faciais é um repertório importante para o desenvolvimento de interações sociais positivas pois permite responder empaticamente ao outro de maneira adequada e contextualizada, entretanto, crianças com TEA podem ter dificuldades de interação social por não responderem discriminadamente a estímulos sociais.
Para isso, o procedimento de escolha de acordo com o modelo pode ser usado para o ensino de reconhecimento e nomeação de estímulos complexos como expressões faciais.
Foi participante deste estudo, C. 12 anos, diagnosticado com TEA. Foram utilizados para as tentativas de ensino: fichas de papel plastificadas com 6cmx12cm de dimensão, com fotos representando expressões faciais de alegre e bravo (com raiva). Foram utilizadas camêras de vídeo para revisão e avaliação das aplicações, folhas sulfites, lápis e borracha.
Conclui-se a partir dos dados que é possível ensinar a identificação de expressões faciais utilizando fichas para um adolescente com TEA a partir de um procedimento de escolha de acordo com o modelo.

Palavras Chave

Autismo, Expressões faciais

Minicurrículo do proponente

Tania Regina Albuquerque dos Santos Manzini é formada em Pedagogia e atualmente é professora da rede municipal de ensino.
Barbara Roberta Pontes é formada em Pedagogia com experiência em ensino na primeira infância.
Fernanda Squassoni Lazzarini é mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos.

População envolvida

Desenvolvimento atípico

Perfil do público alvo

Introdutório

Área

Educação especial

Categoria

Pesquisa Aplicada

Instituições

Universidade Federal de São Carlos - São Paulo - Brasil

Autores

Fernanda Squassoni Lazzarini, Barbara Roberta Pontes, Tania Regina Albuquerque dos Santos Manzini