Dados do Trabalho
Título
EXPRESSOES FACIAIS PARA UMA CRIANÇA COM AUTISMO: TREINO DE IDENTIFICAÇAO
Resumo
O reconhecimento de expressões faciais é um repertório importante para o desenvolvimento de interações sociais positivas pois permite responder empaticamente ao outro de maneira adequada e contextualizada, entretanto, crianças com TEA podem ter dificuldades de interação social por não responderem discriminadamente a estímulos sociais.
Para isso, o procedimento de escolha de acordo com o modelo pode ser usado para o ensino de reconhecimento e nomeação de estímulos complexos como expressões faciais.
Foi participante deste estudo, C. 12 anos, diagnosticado com TEA. Foram utilizados para as tentativas de ensino: fichas de papel plastificadas com 6cmx12cm de dimensão, com fotos representando expressões faciais de alegre e bravo (com raiva). Foram utilizadas camêras de vídeo para revisão e avaliação das aplicações, folhas sulfites, lápis e borracha.
Conclui-se a partir dos dados que é possível ensinar a identificação de expressões faciais utilizando fichas para um adolescente com TEA a partir de um procedimento de escolha de acordo com o modelo.
Palavras Chave
Autismo, Expressões faciais
Minicurrículo do proponente
Tania Regina Albuquerque dos Santos Manzini é formada em Pedagogia e atualmente é professora da rede municipal de ensino.
Barbara Roberta Pontes é formada em Pedagogia com experiência em ensino na primeira infância.
Fernanda Squassoni Lazzarini é mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos.
População envolvida
Desenvolvimento atípico
Perfil do público alvo
Introdutório
Área
Educação especial
Categoria
Pesquisa Aplicada
Instituições
Universidade Federal de São Carlos - São Paulo - Brasil
Autores
Fernanda Squassoni Lazzarini, Barbara Roberta Pontes, Tania Regina Albuquerque dos Santos Manzini