XXIX Encontro Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental 2020

Dados do Trabalho


Título

UMA REVISAO SISTEMATICA SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO E ATENÇAO COMPARTILHADA

Resumo

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) refere-se a um Transtorno do Neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits persistentes na comunicação social recíproca e na interação social, assim como padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Para ser realizado o diagnóstico essas caraterísticas devem estar presentes desde o início da infância e limitar ou prejudicar o funcionamento diário. Os sintomas podem ser reconhecidos durante os dois primeiros anos de vida, embora possam ser observados antes dos doze meses de idade. Um aspecto precoce do TEA consiste no déficit da atenção compartilhada, manifestado pelo prejuízo no gesto de apontar, mostrar com a função de compartilhar o interesse com outros ou na dificuldade em seguir o gesto de apontar ou o olhar indicador de outras pessoas. A atenção compartilhada é reconhecida como a base para o posterior desenvolvimento da comunicação e linguagem. Identificar déficits na atenção compartilhada possibilita diagnóstico e intervenção precoces. O presente trabalho realizou uma revisão sistemática na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), de acordo com o protocolo Prisma, com objetivo de verificar o reconhecimento da relevância da atenção compartilhada para a Análise do Comportamento. No processo de busca atemporal, foram utilizadas as seguintes palavras-chave: atenção compartilhada e autismo. Os critérios de inclusão estabeleceram que as duas palavras-chave devessem aparecer no título, no resumo ou no assunto. Foram encontrados vinte e seis trabalhos, dos quais dezesseis (sendo quatro teses e doze dissertações) atendiam os critérios de inclusão. Observou-se que apenas três dissertações e uma tese citaram autores ou discutiram conforme a Análise do Comportamento. Pode-se inferir que apesar da importância da Análise do Comportamento investigar a atenção compartilhada com sua própria linguagem e conceitos, há acentuada escassez de pesquisas sobre o assunto.

Palavras chave

Transtorno do Espectro do Autismo, atenção compartilhada, revisão sistemática, Análise do Comportamento, PRISMA.

Minicurrículo do proponente

Doutoranda em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos, com o projeto de pesquisa intitulado: "RELAÇÃO ENTRE ATENÇÃO COMPARTILHADA E OPERANTES VERBAIS EM CRIANÇAS COM AUTISMO", sob orientação do Prof. Dr. Nassim Chamel Elias e com auxílio da agência de fomento CNPQ. Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, pelo Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado da Universidade Federal de São Carlos (2019). Mestrado em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (2017), com o projeto de pesquisa intitulado: "CORRELAÇÃO ENTRE OS RESULTADOS DE AVALIAÇÕES NEUROPSICOLÓGICAS E O DESEMPENHO EM DISCRIMINAÇÃO CONDICIONAL COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO", sob orientação do Prof. Dr. Nassim Chamel Elias e com auxílio da agência de fomento CAPES. Graduação em Psicologia pela Universidade de Franca (2012), especialização em Neuropsicologia pela Divisão de Psicologia HC/USP - SP (2014) e Reabilitação Neuropsicológica pelo Centro de Estudos de Neurologia "Prof. Antônio Branco Lefèvre"- Instituto Central do Hospital das Clínicas - FMUSP - SP (2016).

Perfil do público alvo

Estudantes e profissionais interessados em pesquisas sobre o Transtorno do Espectro do Autismo e atenção compartilhada

População envolvida

Indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo

Área

Transtorno do Espectro do Autismo

Categoria

Pesquisa Teórica

Instituições

UFSCAR - São Paulo - Brasil

Autores

SABRINA DAVID OLIVEIRA, NASSIM CHAMEL ELIAS