Dados do Trabalho
Título
ANALISES DE TESTES COMPORTAMENTAIS EM MODELO ANIMAL DE AUTISMO INDUZIDO POR ACIDO VALPROICO
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma afecção do neurodesenvolvimento caracterizada por déficits de interação social e comunicação e de comportamentos repetitivos e de interesse restrito. Considerando que modelos animais são úteis para compreensão de doenças, esse estudo avaliou os comportamentos estereotipados, déficit de interação social e ansiedade em um modelo animal de autismo induzido por ácido valpróico, utilizando ratos machos, Wistar. Dois grupos foram avaliados, entre os dias 25 e 27 de vida pós-natal, o grupo experimental (ácido valpróico + solução salina) com 9 animais e o grupo controle (solução salina) com 6 animais nos seguintes testes comportamentais, Teste Campo de Aberto, o qual avaliou comportamentos exploratório, repetitivos e estereotipados; Teste de Interação Social Recíproca, em que os déficits na sociabilidade foram investigados; e, por fim, Teste Labirinto em Cruz Elevado, usado para avaliar a ansiedade dos animais. Os testes foram gravados e analisados de forma cega, utilizando um software in house, desenvolvido pela equipe. Os valores de p foram obtidos com limiar de significância de p<0,05. Para dados paramétricos, utilizou-se o Teste “t” de Student e para não paramétricos, o teste de Mann-Whitney. No teste de Campo Aberto, os comportamentos avaliados foram autolimpeza, exploração, elevação, caminhada, parado, no de Interação Social, latência para entrar na zona de interação social, interação social, interação passiva e tempo fora da zona de interação e no teste Labirinto em Cruz Elevado autolimpeza, exploração, elevação, caminhada, parado, número de entradas no centro, número de entradas nos braços abertos e número de entradas no braço fechado entre os grupos experimental e controle. Todos os valores de p não foram significativos. Apesar desse modelo ser amplamente utilizado e ter seu padrão de comportamento estabelecido na literatura não foram encontradas diferenças comportamentais entre os grupos avaliados no presente estudo.
Palavras Chave
modelo animal de autismo; testes comportamentais; autolimpeza; interação social; ansiedade.
Minicurrículo do proponente
Possui ensino médio pelo Colégio XI de Agosto, Pereira Barreto-SP. Atualmente, graduação em andamento em Psicologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Interessa-se por pesquisa, Análise do Comportamento e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
População envolvida
Ratos Wistar
Perfil do público alvo
Não se aplica
Área
Transtorno do Espectro do Autismo
Categoria
Pesquisa Básica
Instituições
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Mato Grosso do Sul - Brasil
Autores
Isabelle Tiemi Trevisolli-Almeida, Ana Luiza Bossolani-Martins, Cássia Regina Suzuki Caires, Orfa Yeneth Galvis-Alonso, Bruna Tais Toniolo , Gabriele Celis Silva, Karen Romano Tamehiro, Jorge Meija, Victorio Bambini-Junior