Dados do Trabalho
Título
UMA INTERPRETAÇAO ANALITICO-COMPORTAMENTAL DA LGBTFOBIA: COMPREENDENDO SEUS EFEITOS E IDENTIFICANDO POSSIBILIDADES DE MUDANÇA
Resumo
Trabalhos em Análise do Comportamento têm contribuído para a compreensão de temas relacionados à população LGBT+, entre eles a lgbtfobia. A presente interpretação teórica tem por objetivo descrever algumas das contingências sociais envolvidas na prática cultural da “lgbtfobia”, responsáveis pela origem e manutenção de comportamentos lgbtfóbicos, bem como os seus efeitos sobre pessoas LGBT+. Adicionalmente, discute-se algumas implicações práticas da interpretação comportamental proposta para o enfrentamento da lgbtfobia a partir da educação para a diversidade e da terapia afirmativa.
Palavras chave
Análise do Comportamento; LGBT+; lgbtfobia; educação para a diversidade; terapia afirmativa.
Minicurrículo do proponente
Docente no Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, formado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010-2014), mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade de São Paulo (2015-2016) e atualmente doutorando no mesmo Programa (2017-). Fez especialização em Terapia Comportamental: teoria e aplicação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2017). Também atua como terapeuta comportamental.
Perfil do público alvo
Estudantes de graduação e pós-graduação, educadores, terapeutas e pesquisadores interessados em temas relacionados ao gênero e sexualidade, especialmente a lgbtfobia.
População envolvida
A apresentação trata de uma interpretação comportamental do fenômeno da lgbtfobia, que atinge lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, entre outras pessoas não heteronormativas e/ou cisnormativas.
Área
Análises conceituais, históricas e filosóficas
Categoria
Outro
Instituições
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
EMERSON FERREIRA COSTA LEITE