GEOMIN (Geotecnia aplicada à mineração)

Histórico GEOMIN


O GEOMIN nasce da necessidade de criar um espaço para a academia, as empresas e as instituições que atuam na engenharia geotécnica aplicada à mineração compartilharem o conhecimento prático e as inovações tecnológicas , mas também para as discussões das diretrizes técnicas nacionais e do futuro do setor. Neste contexto, em 2015, foi firmada uma parceria entre o Núcleo Regional de Minas Gerais da ABMS, reconhecido por sua tradição no setor de mineração, e o Núcleo de Geotecnia (NUGEO) da UFOP, uma instituição renomada na formação de profissionais da área, para realização de um congresso que, em seu formato inovador, passaria a ser ferramenta importante para os profissionais da engenharia geotécnica de mineração.

Em sua primeira edição, em 2017, o evento obteve ampla adesão de um público que, junto aos renomados apresentadores, participou de discussões técnicas importantes como, sistemas de disposição de rejeitos e investigações geotécnica. Em 2019 o evento cumpriu o difícil e importante papel de sediar as discussões necessárias após a ruptura da barragem ocorrida naquele mesmo ano. Em 2021, ainda sob as restrições do COVID19, o congresso foi reinventado no sistema virtual e abordou, com o apoio de experientes profissionais e instituições internacionais, diretrizes da primeira legislação brasileira de engenharia de registro (EoR). Em sua edição mais recente, em 2023, o congresso retornou ao histórico Centro de Convenções da UFOP, onde, além do GEOMIN, sediou o primeiro fórum da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE) sobre rejeitos e resíduos de mineração, o 1° ICGTM.

Seja pela tradição das entidades organizadoras ou pelas significativas contribuições para o setor ao longo dos anos, o GEOMIN se consolidou como importante palco da prática de geotecnia de mineração no Brasil e vem despertando crescente interesse do publico e de instituições, tendo recorrentemente atingido a quantidade máxima de 600 participantes por edição. De forma a atender a demanda de crescimento, mas mantendo a intimidade e exclusividade, o GEOMIN 2025 irá receber - de forma inédita - 900 participantes, prometendo ser a maior edição até hoje. Como não poderia deixar de ser, a pauta do GEOMIN 2025 será composta pelos temas vigentes de maior relevância na prática nacional, oferecendo o espaço para o compartilhamento de estudos de casos e avanços tecnológicos sendo aplicados aos complexos problemas geotécnicos envolvidos nos empreendimentos de mineração.