Convidado
RAFAEL MARIN VALVERDE
SAO PAULO / SP- Formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2011.
- Atuo na área de fundações e ensaios de campo em estacas desde minha formação em uma empresa especializada em provas de carga e ensaios de integridade, chamada PDI Engenharia , empresa pioneira na monitoração de cravabilidade em estacas desde 1987.
- Em 2017, obtive título de Mestre em Ciências com ênfase em Geotecnia também pela Universidade de São Paulo, cujos examinadores foram os professores Faiçal Massad, Nelson Aoki e Maurício Abramento. O tema da minha dissertação de mestrado é sobre o estudo do desenvolvimento do atrito lateral em fundações profundas ao utilizar o ensaio de carregamento dinâmico.
- Faço apresentações em cursos de pós-graduação da Mauá Engenharia e fui convidado pelo Grupo IDD (Instituição de Curitiba voltada para cursos de pós-graduação Lato Sensu em engenharia civil) como docente permanente .
- Desde minha formação tenho participado ativamente em obras de grande relevância como a ponte estaiada da Marginal Pinheiros, BTP (Brasil Terminal Portuário), Porto de Santos, PROSUB - EBN, Porto da CSA, Porto Petrobrás em Itajaí, Metrô e Monotrilho de São Paulo, estádios para a Copa do Mundo, entre outras, todas atuando com ensaios e provas de carga em fundações e monitoração da cravabilidade em estacas.
- Empresa e Instituição de origem: PDI Engenharia / POLI-USP
- Área de especialidade : Ensaios dinâmicos em estacas, ensaio de integridade em estacas e mestre em engenharia geotécnica
- Artigos e Publicações:
· Maximum Envelope of Lateral Resistance through Dynamic Increasing Energy Test in Piles. 2018. (Soils and Rocks – p. 75-88 – January-April, 2018)
· Improvement and Extension of the Pile Integrity Test (PIT) under Existing Structures for Foundation Depth Evaluation. Two case studies in Brazil - Electronic Journal of Geotechnical Engineering, 2017 (22.03), pp 1003-1013.
· Utilização do PIT para o mapeamento de fundações em estruturas de telecomunicações. 2015 (SEFE 8)
· Envoltória Máxima de Resistência Lateral em Estacas Através do Ensaio de Carregamento Dinâmico com Energia Crescente. 2016 (Cobramseg 2016)
· Avaliação do “set-up” em estacas através do Método da Envoltória Máxima de Resistência Lateral aplicado a ensaios dinâmicos com energia crescente (Cobramseg 2018)
· Sobreposição da Capacidade de Carga de Estacas pela Envoltória Máxima de Resistência Lateral (SEFE 9)
· Apresentação de Workshop sobre Ensaio de Carregamento Dinâmico no SEFE 9.
Deixo a seguir uma breve apresentação do meu currículo Lattes e o link da minha dissertação de mestrado no site de Teses da USP:
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7654212637051728
A URL da TDE é:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3145/tde-28022018-135052/